EUA Liberam Visto de Ministro Brasileiro Para Assembleia da ONU

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, obteve nesta quinta-feira (18) o visto para ingressar nos Estados Unidos. A liberação garante sua participação na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), programada para a próxima semana em Nova York, onde integrará a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Recebi o visto hoje. Uma obrigação de um país que tem um acordo-sede com um organismo internacional. Tem que garantir o acesso de uma autoridade que é convidada para o evento”, declarou o ministro em coletiva de imprensa realizada em Brasília.

Além da Assembleia Geral da ONU, Padilha também foi convidado para uma conferência da Organização Panamericana da Saúde (Opas), que será realizada em setembro em Washington, D.C.

A viagem de Lula aos Estados Unidos ocorre em um contexto de tensões entre os governos brasileiro e norte-americano, especialmente após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em agosto, o governo dos Estados Unidos havia cancelado o visto da esposa e da filha do ministro Padilha. Na época, o ministro estava com o visto vencido desde 2024 e, portanto, não passível de cancelamento. Na mesma semana, o Departamento de Estado dos Estados Unidos revogou os vistos de funcionários do governo brasileiro ligados à implementação do programa Mais Médicos, incluindo o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde e o ex-assessor de Relações Internacionais da pasta. O secretário de Estado norte-americano justificou que os servidores teriam contribuído para um “esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano” por meio do Mais Médicos.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br