Ultramaratonista Corre Distância de São Paulo a Pequim em Uma Década

O ultramaratonista Fábio Kameoka, de 46 anos, superou a exaustão para alcançar um feito notável: o quarto lugar na Ultratrail Paranapiacaba, uma exigente ultramaratona de 100 quilômetros. “Completar a prova, grande parte na noite e madrugada, foi um marco que sempre vou me orgulhar”, afirmou o atleta.

Ao longo de quase dez anos dedicados a treinos e competições, Kameoka percorreu mais de 18 mil quilômetros. Essa distância equivale a uma jornada contínua de São Paulo a Pequim, na China, ou uma viagem de ida e volta ao Polo Norte. A marca impressionante não contabiliza os quilômetros percorridos em treinos diários.

Conciliando a vida de atleta com a profissão de diagramador no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) há 21 anos, Fábio equilibra a velocidade das corridas com a precisão da edição e diagramação. A paixão pelo esporte é uma constante em sua vida, com mais de 25 anos dedicados ao futebol de salão e à musculação.

Em sua trajetória na corrida, Fábio participou de mais de 90 corridas oficiais, em cidades do litoral e da Grande São Paulo, além de Rio de Janeiro e Minas Gerais. Cada prova traz consigo histórias, amizades e a superação de limites. “A corrida é uma terapia. Muitas vezes esqueço tudo e só curto a paisagem, o caminho ou o papo com os amigos”, revelou. “Em outros momentos, uso para refletir sobre os problemas e buscar uma solução.”

O esporte não só o ajudou a emagrecer 8kg, mas também o tornou mais comunicativo e feliz. O lema de seu grupo de corrida, o “Suando a Camisa”, resume sua filosofia: “Bora correr pra ser feliz!”. A história de Fábio demonstra que, mais do que a distância percorrida, o importante é a jornada e a transformação que o esporte proporciona.

Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br