São Paulo prepara uma comitiva de até dez empresas de turismo da capital para participar da Feira Internacional de Turismo (Festuris) em Gramado, Rio Grande do Sul. A iniciativa, liderada pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de São Paulo, visa impulsionar os negócios e a promoção do turismo paulistano em um dos maiores eventos do setor na América Latina.
A edição anterior da Festuris reuniu cerca de 15 mil profissionais, incluindo promotores de eventos, representantes de operadoras de viagens, agências de turismo, hotéis, restaurantes e companhias aéreas, provenientes de mais de 50 países. O evento movimentou aproximadamente meio bilhão de reais em negócios.
A missão, agendada para ocorrer entre 5 e 10 de novembro, é uma ação do Discover/Descubra São Paulo, programa da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e da InvestSP, de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. O programa também contará com um estande próprio na Festuris para divulgar os atrativos de São Paulo.
Empresas interessadas em participar da comitiva devem se inscrever até o dia 5 de outubro através do da InvestSP e consultar o regulamento do programa. Os principais objetivos da iniciativa são facilitar o intercâmbio de conhecimento entre empresas e entidades, promover São Paulo como destino turístico, estimular a geração de negócios e atrair investimentos e visitantes.
As empresas selecionadas poderão receber um reembolso de até US$ 1 mil para cobrir até 50% de despesas elegíveis, como a produção de brindes promocionais, ações de marketing e custos relacionados a reuniões com parceiros e rodadas de negócios. O Discover/Descubra São Paulo também oferece eventos de networking, consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
O Secretário Municipal de Turismo de São Paulo, Rui Alves, ressalta a importância de posicionar a cidade no mercado doméstico, destacando o foco em empresas que abordem temas como inovação, sustentabilidade e gastronomia.
A iniciativa visa reforçar a posição de São Paulo no cenário turístico nacional, aproveitando a facilidade de acesso à cidade por meio de rodovias, terminais rodoviários e aeroportos como Congonhas, Cumbica e Viracopos. Além disso, a diversidade de atrações, incluindo turismo gastronômico, religioso, de negócios, LGBTQIAPN+, esportivo e cultural, é um diferencial importante.
O Discover/Descubra São Paulo, lançado no início de 2025, busca consolidar a capital paulista como um dos principais destinos turísticos e de negócios do Brasil e da América Latina. Em sete missões realizadas no primeiro semestre, a projeção inicial de geração de negócios pelas 19 empresas participantes alcançou R$ 80 milhões.
Outras oportunidades de participação em feiras internacionais também estão com inscrições abertas, incluindo a WTM Londres, na Inglaterra, e a ILTM Cannes, na França.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br