Bicampeã dos Jogos da Juventude Almeja Pódio com Estrelas Mundiais do Atletismo

Inspirada pelo pai corredor, Beatriz Camargo, natural de Pindamonhangaba, mergulhou no atletismo aos 8 anos. Em 2022, sob a orientação do técnico Luiz Claudio, encontrou sua vocação nos 100 metros com barreiras. “Não escolhi a prova, ela me escolheu”, afirma a atleta, que superou o medo inicial de tocar nas barreiras e transformou o desafio em rotina.

A trajetória de Beatriz é marcada por títulos expressivos: campeã dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), campeã mundial escolar sub-15, tricampeã brasileira sub-18 e detentora dos recordes brasileiros sub-16 e sub-18. Recentemente, nos Jogos da Juventude, a atleta conquistou o bicampeonato consecutivo, cravando 13.34 segundos na final, um feito que marca sua despedida da categoria sub-18.

Agora, Beatriz mira o Mundial sub-20 em Eugene, EUA. Após competir na edição de 2024, onde enfrentou adversárias mais experientes, ela almeja representar o Brasil em sua categoria e alcançar um desempenho ainda melhor.

Olhando para o futuro, Beatriz sonha em competir lado a lado com ícones do atletismo mundial, como Jasmine Camacho, campeã olímpica, Tobi Amusan, recordista mundial, e Ditaji Kambundji, campeã europeia e mundial indoor. “Seria uma experiência incrível disputar com elas”, declara a jovem atleta.

Os Jogos da Juventude reuniram em Brasília mais de 4 mil atletas de até 17 anos, de todo o país, em 20 modalidades. O Time SP, composto por atletas dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), lidera o quadro de medalhas com 85 pódios e se encaminha para o tricampeonato.

Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br