Finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura são Revelados

A 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura, um dos mais importantes do país no gênero, acaba de anunciar seus finalistas. Vinte obras foram selecionadas, divididas entre as categorias “Melhor Romance do Ano de 2024” e “Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024”. A divulgação foi feita nesta terça-feira (30).

Entre os autores finalistas, há representantes de oito estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará e Paraná. Uma expressiva maioria, composta por treze escritoras, demonstra a crescente presença feminina na literatura nacional.

As obras finalistas foram publicadas por doze editoras distintas, incluindo nomes como Editora 34, Aboio, Alfaguara, Autêntica Contemporânea, Bazar do Tempo, Companhia das Letras, Fósforo, Maralto, Patuá, , Reformatório e Todavia.

Na categoria “Melhor Romance do Ano de 2024” concorrem títulos como: “Os grandes carnívoros”, de Adriana Lisboa; “No muro da nossa casa”, de Ana Kiffer; “Guerra I – Ofensiva paraguaia e reação aliada novembro de 1864 a março de 1866”, de Beatriz Bracher; “Vento vazio”, de Marcela Dantés; “Escalavra”, de Marcelino Freire; “A árvore mais sozinha do mundo”, de Mariana Salomão Carrara; “Casa de família”, de Paula Fábrio; “Rio sangue”, de Ronaldo Correia de Brito; “Ressuscitar mamutes”, de Silvana Tavano; e “Krakatoa”, de Veronica Stigger.

Para “Melhor Romance de Estreia de 2024”, os finalistas são: “Neca”, de Amara Moira; “Lia”, de Caetano W. Galindo; “Avenida Beberibe”, de Claudia Cavalcanti; “O embranquecimento”, de Evandro Cruz Silva; “Fora da rota”, de Evelyn Blaut; “O que resta a partir daqui”, de Flávia Braz; “A união das Coreias”, de Luiz Gustavo Medeiros; “O último dos copistas”, de Marcílio França Castro; “A infância de Joana”, de Mariana Ianelli; e “As fronteiras de Oline”, de Rafael Zoehler.

Nesta edição, um total de 323 obras foram inscritas, sendo 158 na categoria “Melhor Romance do Ano” e 165 na categoria “Melhor Romance de Estreia”. As obras foram avaliadas por um júri composto por dez especialistas.

Os vencedores serão revelados em uma cerimônia no dia 24 de novembro, na Biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Cada um dos ganhadores receberá um prêmio de R$ 200 mil. A decisão final será tomada por um corpo de curadores composto por cinco profissionais.

Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br