O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, inauguraram nesta quinta-feira (2), a creche Afonso Brito, localizada em Breves, na Ilha de Marajó, no Pará. A agenda marcou o primeiro compromisso do presidente na região.
A construção da creche, iniciada em 2011, havia sido paralisada, juntamente com mais de uma centena de outras obras na região, de acordo com informações do Ministério da Educação.
Após a inauguração, o presidente visitou a orla de Breves, onde participou da cerimônia de entrega de obras no setor de educação, financiadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Depois dos compromissos no Marajó, Lula seguiu para Belém para visitar obras relacionadas à preparação da capital paraense para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que acontecerá no próximo mês.
À tarde, o presidente conferiu as obras do Porto Futuro II, um complexo cultural e de lazer em fase de conclusão. Durante a visita, ele percorreu o Museu das Amazônias, um espaço dedicado a valorizar a ciência e a tecnologia do bioma, onde está programada a exposição “Amazônia”.
No Porto Futuro II, Lula também visitou as obras do Centro Gastronômico e do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, um espaço que busca conectar sustentabilidade, cooperação e inovação, gerando oportunidades de bionegócios para toda a região amazônica.
Na sexta-feira (3), a comitiva presidencial tem agendada uma visita às obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União, seguida de uma vistoria ao Parque da Cidade, local que sediará os eventos da COP30.
À tarde, Lula e autoridades participarão de anúncios de novos investimentos em drenagem e da inauguração do Parque Linear da Nova Doca. Em seguida, o presidente e sua comitiva retornarão a Brasília.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br