O Ceará se prepara para receber a 14ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil, a partir do dia 10 de outubro. O evento, que se estenderá até o dia 21, levará arte e cultura para crianças em Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Quixeramobim. Com o tema “Juntos e Misturados”, o festival celebra a união de histórias, culturas, vozes e afetos, com foco nas diversas infâncias.
A programação conta com 46 apresentações artísticas e 10 debates em escolas, espaços culturais e praças públicas, oferecendo acesso gratuito a todas as atividades. Um diferencial importante é a inclusão, com grande parte da programação dispondo de intérpretes de libras e audiodescrição.
Participam do festival companhias de teatro de diferentes regiões do Brasil, incluindo três grupos cearenses, além de um artista do México e um grupo da França. Os espetáculos abordarão temas relevantes como diversidade étnico-racial, capacitismo, bullying e meio ambiente.
Segundo o diretor do Festival, Emídio Sanderson, o evento tem como objetivo democratizar o acesso ao teatro e oferecer novas narrativas e dramaturgias que contrastem com a cultura de massa. A expectativa é atrair mais de dez mil pessoas, sendo que grande parte do público, especialmente no interior, tem no festival sua primeira experiência com o teatro. Dados apontam que a maioria desse público é das classes C e D.
A inclusão é uma prioridade, com destaque para um espetáculo de Brasília, da Companhia Primeiro Olhar, especialmente concebido para crianças autistas, mas acessível a outras crianças, principalmente com até 5 anos de idade.
O Festival é realizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pela Invento Produções Culturais, com apoio institucional do governo do Estado do Ceará. Todas as atrações são gratuitas.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br