O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o governo brasileiro apresentará aos Estados Unidos robustos argumentos econômicos para reverter as tarifas impostas a produtos brasileiros. Segundo o ministro, a medida tem encarecido o custo de vida da população americana.
Haddad ressaltou que o “tarifaço” está afetando o bolso dos cidadãos americanos, tornando o café da manhã mais caro e aumentando o preço de produtos como café e carne. A restrição ao acesso a produtos brasileiros de alta qualidade, tanto no setor agrícola quanto no industrial, também foi apontada como um fator prejudicial.
O ministro destacou que, nos últimos dois meses, a percepção é de que as tarifas têm causado mais danos do que benefícios para os Estados Unidos. Ele lembrou que o país possui um superávit comercial com o Brasil e diversas oportunidades de investimento, especialmente em áreas como transformação ecológica, terras raras, minerais críticos, energia limpa, eólica e solar.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos brasileiros e das medidas restritivas contra autoridades brasileiras em conversa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Trump designou um secretário para dar sequência às negociações. Os dois presidentes devem se encontrar em breve.
Haddad afirmou que a diplomacia brasileira prevalecerá e que a estratégia adotada pelo presidente Lula trará os melhores resultados para o Brasil. Para o ministro, a ação de grupos de extrema direita brasileiros está desinformando o governo americano sobre a realidade do país.
O “tarifaço” aos produtos brasileiros faz parte da nova política da Casa Branca, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais na tentativa de reverter a perda de competitividade da economia dos Estados Unidos para outros países. Uma tarifa adicional de 40% entrou em vigor como retaliação a decisões que, segundo Trump, prejudicariam empresas de tecnologia americanas e em resposta ao julgamento de um ex-presidente brasileiro.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br