Uma comitiva de São Paulo, composta por representantes do governo estadual e da prefeitura, marca presença na ABAV Expo, um dos maiores eventos de turismo da América Latina, sediado no Rio de Janeiro. A feira, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), espera receber cerca de 42 mil visitantes no RioCentro durante seus três dias, incluindo promotores de eventos e representantes de diversas áreas do setor turístico.
A missão paulista é liderada pelo programa Discover/Descubra São Paulo, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) em colaboração com a InvestSP, de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. O grupo também inclui sete empresas paulistas do ramo do turismo, selecionadas pelo programa: Jardim Bíblico do Templo de Salomão, Mercado SP SPE, Zoológico de São Paulo, Expo Fórum de Turismo 60+ | Kuwabara Comunicação, VaiViver Turismo, Acangatá Filmes e Paxtour Mobilidade Corporativa.
O principal objetivo da participação na ABAV Expo é promover São Paulo no cenário internacional, incentivando a geração de negócios, atraindo investimentos estrangeiros e aumentando o fluxo de visitantes para a capital paulista. A iniciativa busca fortalecer a troca de conhecimentos entre as empresas participantes e outras companhias do setor de todo o mundo.
O Secretário Municipal de Turismo de São Paulo, Rui Alves, destaca a intenção de expandir a atuação de São Paulo no turismo, não apenas em eventos, gastronomia e história, mas também em ecoturismo, cultura e hospitalidade, áreas consideradas prioritárias.
As empresas selecionadas para integrar a delegação contam com um reembolso de até US$ 1 mil em despesas elegíveis, cobrindo até 50% dos gastos com a viagem. O programa Discover/Descubra São Paulo também oferece eventos de networking, consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Lançado no início de 2025, o Discover/Descubra São Paulo visa consolidar a capital paulista como um dos principais destinos turísticos e de negócios do Brasil e da América Latina. O programa prevê 14 missões ao longo de 2025. As sete missões realizadas no primeiro semestre do ano projetam a geração de R$ 80 milhões em negócios pelas 19 empresas participantes.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br