São Paulo Impulsiona Setor Literário em Frankfurt com Missão Empresarial

Dez empresas do setor literário de São Paulo participarão da Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento mundial da área, que acontece de 14 a 20 de outubro na Alemanha. A iniciativa é do Governo de São Paulo, através do programa CreativeSP, uma parceria entre a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e a InvestSP.

O CreativeSP tem como objetivo incentivar a troca de conhecimento, promover novos negócios, atrair investimentos estrangeiros e impulsionar a geração de emprego e renda na indústria cultural paulista. As empresas selecionadas terão a oportunidade de estabelecer parcerias com importantes atores do mercado global.

As editoras que representarão São Paulo no evento são: Bennu Editora, Companhia Editora Nacional, Editora Aleph, Lume Livros, Pinard, Primavox, Editora Rua do Sabão, TAG Experiências Literárias, Taverna do Rei e Ubu Editora.

Essa missão empresarial faz parte de um conjunto de ações do CreativeSP para 2025, que incluem participações em eventos como Womex, na Finlândia, e Ventana Sur, na Argentina. No ano anterior, o programa promoveu nove missões que envolveram 103 empresas da indústria cultural em eventos de inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura. A projeção de negócios gerados por essas missões alcançou R$ 725 milhões, além da criação de 6,4 mil empregos.

O setor editorial brasileiro apresentou um crescimento de 3,7% em 2024, atingindo um faturamento de R$ 4,2 bilhões. Foram produzidos 366 milhões de exemplares. São Paulo concentra grande parte desse faturamento e produção, sendo sede da Bienal Internacional do Livro, o maior evento literário da América Latina.

Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br