O Ministério da Cultura acaba de lançar um edital que promete impulsionar a carreira de profissionais e estudantes do setor audiovisual. Trata-se do Edital de Intercâmbio Cultural – Formação Audiovisual no Exterior, que disponibiliza R$ 1 milhão provenientes do Fundo Nacional de Cultura (FNC) para apoiar a qualificação no exterior.
O edital visa financiar especializações, cursos tecnólogos, de extensão e qualificação na área audiovisual, desde que possuam carga horária superior a 600 horas e duração máxima de 12 meses. Cada participante selecionado receberá uma bolsa de até R$ 40 mil.
Para concorrer, é imprescindível ser brasileiro nato ou naturalizado, ter mais de 18 anos e comprovar experiência de pelo menos um ano no setor audiovisual. Adicionalmente, os candidatos devem apresentar uma carta de aceitação ou comprovante de matrícula em um curso ou formação no exterior que ainda não tenha sido iniciada.
A secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, enfatiza que o objetivo principal é estimular a capacitação dos profissionais do audiovisual, ampliando o acesso ao conhecimento e promovendo o intercâmbio cultural. “Investir na formação de nossos profissionais é investir no futuro do audiovisual brasileiro”, declara a secretária. “Este edital é uma ferramenta estratégica para conectar nossos talentos com os principais centros de produção e conhecimento do mundo, trazendo novas técnicas, narrativas e oportunidades para o nosso mercado”.
As inscrições para o programa de intercâmbio estão abertas e se encerram às 18h do dia 14 de novembro, através do gov.br/cultura. Esta é uma oportunidade única para quem busca aprimorar suas habilidades e expandir seus horizontes no competitivo mercado audiovisual.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br