Mais de um milhão de candidatos inscritos participarão neste domingo (26) da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), que será aplicada em 750 cidades distribuídas por todos os estados e no Distrito Federal. O exame, apelidado de CNU dos Professores ou Enem dos Professores, é destinado a estudantes de licenciaturas em fase de conclusão e a profissionais já formados, que desejam ingressar no magistério da rede pública por meio de processos seletivos nos estados e municípios que aderiram à PND.
A aplicação da prova seguirá o horário de Brasília, com abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h, início às 13h30 e término às 19h. Os participantes já podem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição com o local da prova no Sistema PND. O documento informa o número de inscrição, data e horários do exame, além de indicar se o participante necessitará de atendimento especializado ou tratamento por nome social. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão no dia da prova.
Com duração de cinco horas e trinta minutos, a prova terá a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, focando nos cursos de formação docente. O exame será dividido em duas partes: formação geral, com 30 questões objetivas e uma discursiva sobre temas ligados à formação docente, e componente específico, com 50 questões de múltipla escolha sobre conteúdo e habilidades de cada uma das 17 áreas da licenciatura, incluindo artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês), letras (português), letras (português e espanhol), letras (português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.
O estado de São Paulo lidera o número de inscritos, com 253.895, seguido por Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230). Entre os municípios, São Paulo também está em primeiro lugar (84.633), seguido pelo Rio de Janeiro (28.765) e Brasília (18.754). A área de pedagogia concentra o maior número de inscrições (560.576), seguida por letras – português (73.187), matemática (72.530) e educação física (65.911).
O objetivo da PND é estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino públicas do país. As redes públicas de ensino poderão usar as notas dos participantes como mecanismo único ou complementar de seleção.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br