Lula Entrega Ampliação de Aeroporto e Porto em Belém Visando a COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, neste sábado, a ampliação do Aeroporto Internacional de Belém, em um evento que integra a programação preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada na capital paraense em novembro. Além do aeroporto, Lula também participou da entrega da requalificação do Porto de Outeiro.

A expansão do aeroporto, realizada com investimento de aproximadamente R$ 450 milhões pela concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA), dobra a capacidade de atendimento do terminal, elevando-a de 7,7 milhões para 13 milhões de passageiros anualmente. A área de embarque foi triplicada, e foram instalados novos sistemas de climatização, além da modernização do pátio de aeronaves e do balizamento noturno. A infraestrutura operacional foi aprimorada com a implantação de tecnologias de auxílio à navegação aérea, como os sistemas Papi e ALS.

O aeroporto agora conta com uma sala multissensorial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições que demandam ambientes controlados, além de novos espaços comerciais, áreas de convivência e mobiliário com inspiração na cultura amazônica.

Já o novo Porto de Outeiro passou por uma ampliação que incluiu a construção de 11 dolphins, a instalação de dez pontes metálicas e a extensão do píer de 261 metros para 716 metros, dobrando a capacidade de deslocamento para 80 mil toneladas.

O terminal, considerado estratégico para a logística da Região Norte, será destinado à movimentação de granéis sólidos, líquidos e carga geral, atendendo à crescente demanda de exportação de minérios, grãos e derivados das indústrias alimentícia e energética. A modernização do cais abrange também a atualização nos berços de atracação, retroárea pavimentada, pátios de armazenagem e sistema de acesso rodoviário.

O projeto do Porto, executado pela Companhia Docas do Pará (CDP) em parceria com a Itaipu Binacional, foi concluído em pouco mais de seis meses e teve um investimento total estimado em R$ 233 milhões.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br