São Paulo se prepara para receber o Grande Prêmio de Fórmula 1, com um público estimado em 300 mil pessoas entre os dias 7 e 9 de novembro. Para garantir a segurança e a mobilidade tanto dos espectadores quanto dos residentes, um extenso plano foi implementado, abrangendo desde policiamento reforçado até serviços de transporte otimizados e protocolos de apoio às mulheres.
A segurança será reforçada com a mobilização diária de cerca de 1,2 mil policiais militares, apoiados por 400 viaturas, duas aeronaves e seis drones. O programa Muralha Paulista, com suas câmeras de reconhecimento facial, estará em operação nos acessos ao Autódromo de Interlagos, e um Posto de Comando da PM será instalado na Praça Enzo Ferrari. O atendimento de emergência (190, 112 e 911) contará com equipes bilíngues (inglês e espanhol). A Polícia Civil fortalecerá a presença nas Delegacias de Atendimento ao Turista (Deatur) nos aeroportos, e uma delegacia móvel estará no Autódromo com equipes especializadas, incluindo policiais femininas.
O evento também priorizará o acolhimento e a segurança das mulheres, com a aplicação do protocolo “Não se Cale”. Equipes estarão presentes para oferecer orientação, e o cumprimento do protocolo será fiscalizado, garantindo que os profissionais do evento tenham passado por treinamento adequado.
No quesito transporte, a ViaMobilidade operará o Trem Expresso GP São Paulo 2025, com partidas das estações Pinheiros e Morumbi Claro e destino à estação Cidade Dutra, reativada temporariamente para o evento. As passagens devem ser adquiridas antecipadamente online. Haverá viagens diretas, sem paradas, com intervalos médios de 30 minutos e tempos de viagem estimados em 25 minutos (Pinheiros) e 13 minutos (Morumbi Claro). Como alternativa, o público poderá utilizar o serviço regular da Linha 9–Esmeralda, que continuará operando normalmente pela Estação Autódromo.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br