Mundial de Clubes de Vôlei Masculino Começa em Belém: Brasileiros Buscam Título Histórico em Casa

Belém vira palco do voleibol mundial com início do Mundial de Clubes masculino, reunindo craques e times de elite.

O Ginásio Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém, no Pará, se transforma no centro das atenções do voleibol mundial a partir desta terça-feira, 16 de julho. A cidade sedia pela primeira vez o Mundial de Clubes de vôlei masculino, um evento aguardado por fãs do esporte.

O Brasil marca presença com força total, apresentando três equipes que lutam pelo cobiçado título. A expectativa é alta para ver o desempenho dos representantes nacionais em solo brasileiro, buscando repetir o sucesso de edições anteriores.

Esta é a primeira vez que Belém recebe a competição, que desde sua criação em 1989, já passou por outras quatro cidades brasileiras. Acompanhe todos os detalhes e jogos do torneio que promete fortes emoções, conforme informação divulgada pelo Volleyball World.

Cruzeiro, multicampeão, estreia buscando mais um título mundial

O Cruzeiro, atual campeão da Superliga 2024/25, entra em quadra como um dos grandes favoritos ao título. A equipe mineira, que já ostenta cinco troféus do Mundial de Clubes em sua galeria, divide o posto de maior vencedor do torneio com o Trentino da Itália, que não participa desta edição.

O primeiro desafio do Cruzeiro será contra o Osaka Bluteon, do Japão, pelo Grupo B, logo às 10h (horário de Brasília). A equipe celeste ainda enfrentará o Perugia, campeão europeu, e o Swehly Sports Club, campeão africano, em uma chave bastante disputada.

Outros brasileiros em busca da glória no Mundial de Clubes

Além do Cruzeiro, o Praia Clube e o Vôlei Renata representam o Brasil na competição. O Praia Clube, vice-campeão sul-americano, estreia contra o Al-Rayyan, do Catar, às 17h, integrando o Grupo A.

O Vôlei Renata, que conquistou a vaga reservada ao país-sede, completa o trio brasileiro. A equipe de Campinas (SP) terá como adversário o Zawiercie, da Polônia, em jogo marcado para as 20h30. Ambos os times também estão no Grupo A.

Formato da competição e datas importantes

Na primeira fase, os quatro clubes de cada grupo se enfrentarão em um sistema de todos contra todos, com os jogos ocorrendo até quinta-feira, 18 de julho. Os dois melhores colocados de cada chave avançam para as semifinais, que acontecerão no sábado, 20 de julho.

A grande final e a disputa pela medalha de bronze estão agendadas para o domingo, 20 de julho, quando o campeão do Mundial de Clubes de vôlei masculino será coroado. A expectativa é de jogos emocionantes e de alto nível técnico.

Agenda dos jogos com times brasileiros na fase inicial

Terça-feira, 16 de julho:
10h – Cruzeiro x Osaka Bluteon (Grupo B)
17h – Al-Rayyan x Praia Clube (Grupo A)
20h30 – Vôlei Renata x Zawiercie (Grupo A)

Quarta-feira, 17 de julho:
10h – Cruzeiro x Swehly Sports Club (Grupo B)
20h30 – Vôlei Renata x Praia Clube (Grupo A)

Quinta-feira, 18 de julho:
10h – Cruzeiro x Perugia (Grupo B)
17h – Praia Clube x Zawiercie (Grupo A)
20h30 – Vôlei Renata x Al-Rayyan (Grupo A)