Barra Funda: Bairro Paulistano é Eleito um dos Mais Cool do Mundo

A Barra Funda, em São Paulo, ascendeu ao pódio como o terceiro bairro mais “cool” do mundo em 2025, segundo recente avaliação. A região, vibrante e pulsante, destaca-se por sua intensa agenda cultural, tendo como um dos seus principais expoentes o Theatro São Pedro.

O Theatro São Pedro, administrado pela Santa Marcelina Cultura, é um equipamento cultural de relevância para a cidade, reconhecido por sua excelência na cena lírica, música de concerto e espetáculos que unem diferentes formas de arte, como música, cinema e dança. O teatro oferece um ambiente intimista, com capacidade para 636 espectadores, inserindo-se no cotidiano do bairro com a atmosfera acolhedora de um teatro de rua, situado na confluência das ruas Barra Funda e Dr. Albuquerque Lins.

Considerado patrimônio histórico e cultural de São Paulo, o Theatro São Pedro apresenta uma programação diversificada ao longo do ano, que combina tradição e inovação. Nos próximos meses, o público poderá apreciar concertos da Banda Jovem do Estado, da Orquestra Tom Jobim e do Coral Jovem do Estado, com repertório que abrange desde música popular até a erudita. Apresentações dos grupos artísticos do GURI e do NDC (Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras) da Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim também estão previstas.

A programação inclui ainda apresentações em parceria com a Academia da Ópera de Paris e a temporada de música de câmara, que contará com a participação de artistas brasileiros convidados, com destaque para o programa A Ópera Sobe o Morro, uma homenagem à cultura afro-brasileira. Outro evento marcante será o espetáculo Čiurlionis: Lituânia em Sons, Palavras e Cores, que celebra os 150 anos de nascimento do artista lituano Mikalojus Konstantinas Čiurlionis.

Para os meses seguintes, estão programadas a ópera Candinho e o espetáculo infantojuvenil Contos de Dinizia: Nossas Histórias, Nossas Canções, que celebra a música e a memória, convidando o público jovem a redescobrir a história do Brasil por meio de suas canções. O concerto La Symphonia Botanica, parte da Temporada Brasil-França 2025, com a compositora Michelle Agnes Magalhães e o grupo francês L’Itinéraire, será apresentado de forma gratuita.

Encerrando o ano, o Theatro São Pedro apresentará o Recital de Gala da Academia de Ópera e a Gala Lírica do Theatro São Pedro, com a Orquestra do Theatro São Pedro sob a direção musical de André Dos Santos e participação dos solistas Raquel Paulin, Denise de Freitas, Daniel Umbelino e Vinicius Atique.

Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br