Ceará recebe artistas de 8 países no Festival Internacional de Circo

O Ceará se prepara para receber a 11ª edição do Festival Internacional de Circo, um grandioso encontro de artistas circenses do Brasil e do mundo. A partir de 31 de outubro, cidades como Fortaleza, Aquiraz, Paracuru, Itapipoca e Aracati se transformam em palcos para números, espetáculos e oficinas que celebram a arte circense em toda a sua diversidade. O evento, que se estende até 15 de novembro, oferece programação totalmente gratuita.

A iniciativa, que nasceu da percepção da ausência de um festival inteiramente dedicado ao circo no calendário cultural do estado, teve sua primeira edição em 2014 e desde então vem crescendo e ganhando reconhecimento.

Este ano, o festival reunirá artistas de Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Amazonas e Ceará, além de representantes da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha e Uruguai. Ao todo, são cerca de 100 artistas que se apresentarão em mais de 40 shows.

Entre os destaques da programação, está a Circus Family on the Road, que chega diretamente da Espanha após cruzar as Américas. A trupe Mulheres Esperança Garcia, do Piauí, também promete encantar o público com o espetáculo das palhaças agricultoras.

O festival também se preocupa com a acessibilidade, oferecendo recursos para pessoas com deficiência, como intérpretes de libras e audiodescrição. Pela primeira vez, o evento contará com um espetáculo inteiramente em Libras, com tradução simultânea para o público ouvinte: “A Palhaça Surda Mara: o corpo da Mulher”, apresentado pela atriz Lívia Cruz.

O Festival Internacional de Circo do Ceará, que conta com o fomento da Funarte, por meio do Ministério da Cultura, tem sido um sucesso desde sua primeira edição, atraindo um público fiel e curioso por todas as cidades por onde passa. Mais informações sobre a programação e os artistas participantes podem ser encontradas no Instagram @festivalcircoceara e no festivaldecircoceara.com.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br