A Praça Santuário, no coração do bairro de Nazaré em Belém, pulsa com a fé dos devotos e a curiosidade dos visitantes, antecipando a grandiosidade do Círio de Nazaré de 2025. Em meio a um ambiente de devoção e emoção, o local já se tornou ponto de encontro de pessoas vindas de diversas partes.
Uma tradição que se perpetua através das gerações ganha destaque: a amarração de fitinhas de promessas na grade da Basílica de Nazaré. Cada fitinha representa uma esperança, um pedido, uma demonstração de fé na Virgem de Nazaré, cuja festa principal ocorrerá no próximo domingo.
Luciane Silva, estudante, compartilha a importância deste ritual em sua vida. “A minha relação com as fitinhas sempre foi muito importante, desde criancinha. Todo ano eu compro a fitinha, refaço os pedidos e sempre dá certo. A Nazinha sempre honrou todos os meus pedidos.”
Além das fitinhas, objetos de gesso, representando casas, partes do corpo humano curadas ou pessoas protegidas, também são depositados como forma de agradecimento. As fitas do Círio, a exemplo de outras procissões pelo país, simbolizam a fé e a ligação entre os fiéis e Nossa Senhora de Nazaré.
Luana Costa, agrônoma, relata sua experiência pessoal: “Normalmente, eu sempre fiz pedidos. A fé sempre se faz presente nesse momento e a gente não deixa de acreditar que na verdade o pedido é um material que reafirme a tua fé, ele representa aquilo que tu acredita, ele representa os teus mistérios de fé mesmo.” Segundo Luana, quem usa as fitinhas, consegue identificar a fé que elas representam.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br