Educação Ambiental: Jovens se Reúnem em Conferência sobre Justiça Climática em Luziânia

Centenas de jovens de todo o Brasil se encontram em Luziânia, Goiás, para a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A abertura do evento ocorreu neste domingo (6) e segue até o dia 10 de outubro.

A conferência visa mobilizar escolas a desenvolver jornadas pedagógicas através de pesquisas e produção de conhecimento, com o objetivo de enfrentar as mudanças climáticas e engajar crianças e adolescentes na transformação de seus territórios e comunidades escolares.

O Ministério da Educação destaca que o principal objetivo é fortalecer ações formativas em educação ambiental, transformando as escolas em espaços educadores sustentáveis e resilientes.

Podem participar como delegados crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas com turmas nesses anos.

O evento deste ano integra o movimento de preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, Pará.

Ao longo de cinco edições anteriores (2003-2018), a conferência infantojuvenil mobilizou mais de 20 milhões de pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, professores e gestores da educação e do meio ambiente. A organização é dos ministérios da Educação, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A programação de abertura incluiu o lançamento do guia socioambiental “Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento”, do artista e educador Marcos Aurélio Querubim, juntamente com o espetáculo “Abraço no Planeta”, que combina música, teatro e poesia em prol da preservação do planeta.

A conferência está sendo realizada no Centro de Treinamento de Professores, localizado na Av. Alfredo Nasser, Área Especial nº 4, Luziânia (GO).

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br