A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou um investimento significativo de R$ 256,4 milhões em 34 novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs). A iniciativa, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), visa impulsionar a pesquisa colaborativa e solucionar desafios de desenvolvimento no estado.
Segundo o presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, o programa se destaca pela pesquisa em colaboração, buscando soluções para os desafios enfrentados no desenvolvimento de São Paulo. Os projetos selecionados buscam apresentar soluções para desafios de gestão enfrentados por 17 secretarias e órgãos do Governo do Estado de São Paulo, além de outras entidades públicas municipais. A duração dos projetos de pesquisa varia entre 2 e 5 anos. O aporte financeiro representa um aumento de 94% em relação ao edital anterior, que contemplou 20 projetos.
O Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, enfatizou que o Estado está mobilizando seu conhecimento e capacidade de pesquisa para enfrentar os desafios internos da gestão pública paulista, identificados por suas secretarias e demais órgãos vinculados.
Com este anúncio, a Fapesp passa a apoiar um total de 83 CCDs. Estes centros reúnem pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa paulistas, gestores de órgãos estaduais e municipais, além de representantes de empresas e organizações não governamentais (ONGs).
Durante o evento, também foi realizada a posse de Carlos Frederico de Oliveira Graeff como o novo Diretor-Presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp. Graeff destacou o compromisso da Fapesp não apenas com a ciência básica, mas também em levar o conhecimento gerado nas universidades para beneficiar a sociedade como um todo.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br