Adolescentes da Fundação Casa sob medida socioeducativa apresentarão um repertório diversificado, abrangendo desde clássicos da música caipira até canções do nordeste e da MPB, em um evento que ocorrerá na próxima terça-feira (30), a partir das 14h, no palco do Sesc 24 de Maio, no centro de São Paulo. As apresentações fazem parte da 10ª edição do MusiCasa, o Festival de Música da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa), ligada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.
Utilizando instrumentos como violão e percussão, além de canto coral, os jovens apresentarão interpretações musicais variadas, com arranjos originais e releituras de grandes sucessos. A edição deste ano homenageia os 100 anos de nascimento da renomada cantora, instrumentista e pesquisadora Inezita Barroso, figura icônica da música caipira brasileira.
O MusiCasa, criado em 2014, tem como objetivo valorizar o protagonismo artístico dos jovens que cumprem medidas socioeducativas, incentivando a expressão, a interação social e a reflexão através da arte.
O festival, que teve início em setembro, já passou pela unidade do Sesc em Jundiaí e continuará sua jornada pelas unidades de Sorocaba, Araraquara e São José do Rio Preto, antes de retornar à capital paulista para uma nova apresentação no Sesc Santo Amaro.
Nesta edição, jovens de centros socioeducativos de São Paulo e do litoral sul paulista se reunirão para compartilhar suas habilidades musicais. As adolescentes do Casa Chiquinha Gonzaga, por exemplo, apresentarão canções com acompanhamento de instrumentos de percussão variados. O coral masculino do Casa Governador Mário Covas interpretará a canção “Pensando em Namorar”.
Todas as apresentações foram cuidadosamente preparadas com o apoio pedagógico e musical dos educadores dos centros socioeducativos e do Projeto Guri, programa de educação musical do Governo do Estado de São Paulo.
Inezita Barroso (1925–2015) foi uma das artistas mais importantes da música popular brasileira. Apresentadora do programa “Viola, Minha Viola” por 35 anos, também foi atriz, cantora e defensora da cultura de raiz.
O MusiCasa, com o tema “Inezita 100 Anos – A Voz da Nossa Terra”, percorrerá seis unidades do SESC no estado de São Paulo entre setembro e outubro, com a participação de cerca de 335 jovens de 42 centros da instituição.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br