Goleira de 17 anos, revelada por projeto social, assina com o Fluminense

A Escola de Goleiros Camisa 1, projeto social com atuação destacada, se prepara para a despedida de uma de suas alunas mais promissoras. Angelina Cardoso, de 17 anos, embarca na próxima semana rumo ao Rio de Janeiro, onde dará um passo importante em sua trajetória no futebol.

Angelina integrará a equipe sub-20 do Fluminense. Após um período de testes, facilitado pela indicação de Vander Batistella, idealizador do projeto Camisa 1, a jovem atleta foi aprovada e formalizou seu contrato com o clube carioca.

“Os dias de testes no Fluminense foram desafiadores. Enfrentei situações novas e coisas que ainda não tinha vivenciado no futebol, mas foi uma experiência gratificante. Agora, o foco é trabalhar para que tudo dê certo nessa nova etapa”, declarou Angelina, que em novembro retornará a São Paulo para disputar a Copa SP sub-20.

O futebol sempre fez parte da vida de Angelina, que começou a jogar ainda criança, atuando na linha antes de se descobrir como goleira. “Jogava com meninos, mas quando o jogo ficava mais intenso, eu ia para o gol. Gostava de defender os chutes”, relembra.

Natural de Piracicaba, Angelina conheceu a Escola de Goleiros, localizada em Americana, aos 8 anos. Foi nesse ambiente que ela aprimorou suas habilidades na posição. “A Escola de Goleiros é minha base, o lugar que me proporcionou estrutura para crescer como atleta e como pessoa. É um ambiente acolhedor, que me transformou na pessoa que sou hoje”, afirma a atleta.

Sua experiência como jogadora de linha é considerada uma vantagem para Angelina, que pretende aprimorar suas técnicas de bola parada no Fluminense. Ela almeja quebrar um paradigma e se tornar uma goleira artilheira. “Tenho bom domínio da bola com os pés, o que é fundamental no futebol atual. Sei dar passes, controlar a bola e iniciar jogadas. Meu sonho é ser para o futebol feminino o que Rogério Ceni foi para o masculino: um goleiro artilheiro. Além de defender, quero cobrar faltas e pênaltis”, enfatiza.

A Escola de Goleiros Camisa 1 atende gratuitamente crianças e jovens de 7 a 17 anos dos municípios de Americana, Sumaré, Santa Bárbara D’Oeste, Limeira, Piracicaba e Nova Odessa. Entre os atletas revelados pelo projeto destacam-se Léo Aragão, do Cruzeiro, e Daniel Fuzato, do Vasco da Gama. Atualmente, a escola conta com 150 alunos matriculados, que treinam às segundas, quartas e sextas.

Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br