Governo de SP Impulsiona Queijo Artesanal com Novas Rotas Turísticas

O governo de São Paulo lançou as Rotas do Queijo Paulista, uma iniciativa para fortalecer a produção artesanal de queijos e impulsionar o turismo rural no estado. A ação, apresentada durante o Mesa SP, visa conectar produtores, turistas e consumidores em experiências gastronômicas e culturais autênticas.

O projeto reúne 102 propriedades em 77 municípios, distribuídas em oito rotas temáticas que abrangem diversas regiões do estado. São elas: Rotas das Nascentes, Águas e Serras Paulistas; Cuesta, Itaqueri e Tietê; Mogiana Paulista; Mantiqueira Paulista e Vale do Paraíba; Noroeste Paulista; Bandeirantes; Alta Paulista; e Sudoeste Paulista. Além das fazendas e queijarias, a iniciativa inclui 17 experiências e destinos queijeiros.

O vice-governador Felicio Ramuth destacou o potencial da ação para impulsionar o turismo rural e a economia local. “Com as Rotas do Queijo de São Paulo, prestigiamos essa cultura artesanal de grande potencial para alavancar o turismo rural e, consequentemente, trazer mais progresso para as economias que fazem parte dessas rotas”, afirmou.

A iniciativa segue o modelo das Rotas do Vinho e do Café, lançadas recentemente, com o objetivo de fortalecer os produtores artesanais e fomentar o empreendedorismo local. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, ressaltou o impacto positivo esperado para a geração de emprego e renda nos municípios envolvidos.

O estado de São Paulo tem se destacado como um importante polo de produção de queijos artesanais, com reconhecimento internacional. Na 7ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, quatro dos dez queijos premiados com medalha de ouro eram paulistas. O turismo rural, impulsionado pela gastronomia, tem apresentado um crescimento significativo, com um aumento de quase 30% ao ano, segundo dados do Sebrae.

O secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, enfatizou o potencial turístico da iniciativa. “Os nossos queijos estão entre os melhores do mundo, atraindo visitantes de todas as partes do país e do mundo para vivenciar processos de produção, experiências no campo, mostras e degustações”, disse.

O número de produtores registrados no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) aumentou 300% desde 2022, resultado da simplificação do processo de registro. Atualmente, o estado conta com quase 60 queijarias artesanais reconhecidas, além de mais de 100 indústrias queijeiras.

Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br