Ruy Castro Coroado no Jabuti 2025 com Biografia de Tom Jobim

Ruy Castro foi consagrado como o grande vencedor do Prêmio Jabuti deste ano com a obra “O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim”, eleito o Livro do Ano de 2025. A premiação, uma das mais importantes do cenário literário brasileiro, foi realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A edição de número 67 do prêmio, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, homenageou a jornalista e ex-presidente da Associação Brasileira de Letras, Ana Maria Machado.

Além de Ruy Castro, outros autores foram laureados em diversas categorias. Tony Belotto, conhecido por sua atuação na banda Titãs, venceu na categoria Romance Literário com “Vento em setembro”. Daniela Arbex foi premiada na categoria biografia e reportagem com “Longe do Ninho”, obra que aborda a tragédia ocorrida no Ninho do Urubu.

Este ano, o Jabuti registrou um total de 4.530 obras inscritas, premiando vencedores em 23 categorias, distribuídas em quatro eixos principais: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.

Uma das novidades desta edição foi a criação da “Categoria Especial – Fomento à Leitura”, dedicada a projetos realizados na cidade do Rio de Janeiro. O projeto Rio Capital Mundial do Livro foi o escolhido nesta categoria.

Os vencedores de cada categoria receberam a tradicional estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil. O autor do Livro do Ano, Ruy Castro, além da estatueta, foi agraciado com R$ 70 mil e uma viagem à Feira do Livro de Londres.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br