Atletas de 11 municípios das regiões de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto competiram no último fim de semana em busca de medalhas nas modalidades de atletismo e natação, durante a seletiva dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp). A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Esportes e a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
No atletismo, Franca conquistou o título geral por municípios na categoria masculina, somando 94 pontos. Já na categoria feminina, Votuporanga liderou com 81 pontos. Na natação, Novo Horizonte superou Votuporanga por uma pequena diferença, com 57 pontos contra 53, garantindo o primeiro lugar no masculino. Não houve final na categoria feminina.
Segundo informações, o Paresp desempenha um papel crucial no desenvolvimento físico e motor dos atletas, além de melhorar sua qualidade de vida. A competição também se destaca como uma oportunidade para revelar novos talentos para o paradesporto nacional.
Os três atletas com melhor desempenho em suas classes e categorias, tanto no atletismo quanto na natação, garantiram vaga direta para a final estadual, que será realizada entre os dias 6 e 9 de novembro. As provas de halterofilismo, vôlei sentado e rugby em cadeira de rodas serão definidas em seletivas únicas.
A primeira seletiva do Paresp contou com a participação de mais de 600 atletas das regiões da Grande São Paulo e Sorocaba, que disputaram medalhas em atletismo, natação e halterofilismo.
As próximas etapas do Paresp 2025 incluem competições de atletismo e natação entre 29 de setembro e 1º de outubro, reunindo atletas de outras regiões. Haverá também disputas de atletismo e natação entre 24 e 26 de outubro. As modalidades de rugby e vôlei sentado terão suas seletivas de 1 a 3 de novembro.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br