Turismo Rural Impulsionado por Queijos Paulistas Premiados na França

São Paulo se consolida como um importante polo de produção de queijos artesanais no Brasil. Sete variedades produzidas no interior do estado foram reconhecidas na 7ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, realizado na França. A competição internacional reuniu representantes de 26 países, totalizando mais de 1.900 tipos de queijos.

Os queijos premiados fazem parte da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista, um roteiro gastronômico incentivado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

“O queijo é um produto com história, uma expressão cultural enraizada em São Paulo. A diversidade de sabores, aromas e texturas dos queijos paulistas atrai viajantes que buscam na culinária regional um motivo para explorar o estado”, afirma o secretário Roberto de Lucena.

Quatro dos dez queijos que receberam medalha de ouro são de São Paulo. A BelaFazenda, localizada em Bofete, conquistou ouro com o queijo Benzinho e prata com o queijo Goró, um queijo de massa amanteigada.

A Estância Silvania, de Caçapava, foi premiada com três medalhas de ouro. Os queijos Dom Silvânia, maturado com gengibre e urucum selado com cera de abelha, e o Real Silvania, um queijo de massa cozida maturado por 60 dias, foram reconhecidos, assim como o iogurte natural Nectar Silvania. “Recebemos turistas que podem acompanhar o processo de produção do queijo, desde a ordenha até a degustação, e participar de uma feira de produtores”, explica Camila Almeida, proprietária da Estância Silvania.

O queijo artesanal impulsiona o turismo rural em São Paulo, um segmento que tem crescido cerca de 30% ao ano. A gastronomia é um dos principais fatores motivadores de viagens em todo o mundo.

Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br