Wagner Gomes, renomado radialista e professor de educação física, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro por suas quatro décadas à frente do programa “Ginástica no Ar”, transmitido pela MEC. A celebração, proposta pelo deputado Chiquinho da Mangueira, ocorreu nesta quinta-feira (16) no Museu do , localizado na sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no centro do Rio de Janeiro.
“Ginástica no Ar” estreou na pública em 1º de julho de 1982 e, desde 1985, tem Wagner Gomes como apresentador. O programa, com duração de cinco minutos, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h55, na MEC AM.
Gomes reflete sobre os desafios de manter o programa relevante nos tempos atuais, destacando a concorrência com a internet. “O desafio é muito grande, ainda mais com a concorrência que se tem hoje com a imagem pela internet. O que acontece é que muita gente não tem acesso ainda à internet. Muita gente ainda é fiel ao , por isso temos pessoas que acompanham,” afirmou o radialista, ressaltando a importância de manter a linguagem e os exercícios atualizados para não se distanciar do público.
A história da ginástica no remonta a 1932, com o programa “A Hora da Ginástica” na Educadora Paulista, em São Paulo, idealizado por Oswaldo Diniz Magalhães. A produção migrou para a Nacional do Rio de Janeiro em 1935 e, posteriormente, para a MEC AM, onde permaneceu até 1981. A pública retomou o formato em 1985 com a apresentação de Wagner Gomes.
Com uma longa trajetória na comunicação pública, Wagner Gomes também realizou coberturas importantes, como os Jogos Paralímpicos de Atlanta em 1996 para a MEC e a Educativa, e os Jogos Paralímpicos do Rio em 2016 na Brasil. Além do programa “Ginástica no Ar”, o radialista produz boletins diários com dicas de saúde e atividade física e participa de outras atrações nas rádios da EBC.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br