Xadrez: São Paulo Sedia Final Mundial e Impulsiona Turismo Estadual

São Paulo se consolida como polo do xadrez na América Latina ao sediar a final do Grand Chess Tour, um dos torneios mais importantes do calendário internacional. O evento, com duração de sete dias, atraiu entusiastas de dez países e de 12 estados brasileiros, incluindo crianças, jovens e idosos. A expectativa é que mais de 20 milhões de pessoas acompanhem a competição à distância.

O estado de São Paulo tem se destacado no cenário nacional do xadrez, com a realização de um torneio a cada dois dias em diferentes cidades, incluindo o interior, litoral e capital. Estima-se que 10 mil competidores participem anualmente, movimentando setores como hotelaria, gastronomia e atrações turísticas. Segundo informações, o xadrez tem se tornado um importante catalisador para a promoção de destinos turísticos e o deslocamento de pessoas dentro do estado.

Reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA), o xadrez também é integrado à Associação Brasileira de Esportes Intelectuais. Em São Paulo, tanto os torneios presenciais quanto as plataformas eletrônicas têm ganhado espaço, além da crescente utilização do xadrez como ferramenta pedagógica em escolas públicas e privadas.

A final do Grand Chess Tour em São Paulo acontece após cinco etapas internacionais realizadas na Polônia, Romênia, Croácia e nos EUA. Um grupo seleto de Grandes Mestres, entre 10 e 12, disputa as quatro vagas para a final paulista. A etapa em São Paulo oferece uma premiação total de US$ 350 mil, enquanto o circuito completo distribui US$ 1,6 milhão.

O evento na capital paulista inclui diversas modalidades, como xadrez clássico, partidas rápidas, blitz (partidas ainda mais rápidas) e jogos simultâneos com grandes mestres. Há, inclusive, um Open Infantil com 210 crianças confirmadas. O evento também conta com a presença de Garry Kasparov, uma das maiores lendas do xadrez e um dos organizadores. A organização da final é da Xeque & Mate Empreendimentos.

Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br